Notícias

USINA MOVEL DE ASFALTO – AMPAR

17/07/2015

Visão empreendedora e de união entre os associados. Atributos evidenciados pela recente conquista da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (Ampar). Em visita a Juiz de Fora no último dia 18, o Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou as chaves de uma Usina Móvel de Micropavimentação Asfáltica ao prefeito de Rio Preto e presidente da entidade, Agostinho Ribeiro de Paiva. “A usina é um dos equipamentos necessários para a implementação do Projeto de Asfalto da Ampar e trará grandes benefícios para a nossa região. Além de beneficiar diretamente cada município consorciado a um custo muito menor que ao preço de mercado, também poderá contribuir com o Estado de Minas Gerais na conservação das MGs, assinando convênios de manutenção com valores muito inferiores aos praticados pelas empreiteiras. Acreditamos que a nossa usina estará em funcionamento ainda neste ano”, afirma Agostinho.

Os entendimentos iniciaram em 2013 e os prefeitos das cidades que integram a Ampar dividiram em cotas o valor necessário para a compra do caminhão plataforma para implementar a Usina Móvel de Asfalto, algo que apenas três das quarenta e duas Associações de Municípios possuem. “Ter a usina nos coloca em posição privilegiada em relação às cidades que terão que começar o projeto do zero. Temos a expectativa de acabarmos de estruturar o nosso com a ajuda do Governo Pimentel e, para isso, precisamos de aproximadamente R$2 milhões, explica Agostinho, confiante na liberação dos recursos nos próximos dias.

A aproximação com o Governo Estadual desde a posse de Fernando Pimentel é notável. Este ano, a associação recebeu três Secretários de Estado de Minas Gerais para o encaminhamento e entrega dos Projetos de Esgotamento Sanitário contratados pela Ampar, com recursos captados no CEIVAP – Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e no FHIDRO – Fundo de Recuperação Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais, para 16 municípios da região da Ampar.
O trabalho da associação chama a atenção em todo o estado. A sinergia entre os prefeitos dos 34 municípios associados à entidade permite ganhos consideráveis para a microrregião. “A Ampar tem um papel muito importante. Promove a captação de recursos para os municípios associados, já beneficiou os mesmos com planos de saneamento e de resíduos sólidos, aquisição de máquinas e equipamentos para a manutenção das estradas vicinais e também para atender aos filiados a um custo bem menor que o de mercado. Disponibiliza serviços topográficos e trabalha para o fortalecimento do associativismo na defesa dos interesses municipalistas, entre outras ações”, destaca Agostinho.

Associação dos Municípios da Micro Região do Vale do Paraibuna (Ampar)
Avenida Rui Barbosa, 642 – Santa Terezinha
Juiz de Fora – MG
(32) 3224-8400
ampar@ampar-mg.org.br

Fonte: Revista Pauta Economica ediçao nº 144

Veja outras notícias

Todos os direitos reservados a Ampar Cimpar. 2017-2020 - Site desenvolvido pela Agência Infinit0

Menu
Buscar
Compartilhe isso com seu amigo